segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Estamparia em tecido




Hoje é a  primeira postagem  de 2011, vou começar o ano revendo o meu trabalho e falando  da técnica de
estamparia. Já pinto a muitos anos, a principio por hobby depois comecei a vender uma peça aqui outra ali, iniciei com o que mais gostava de fazer que era, pintar colchas de solteiro  com temas abstratos, eu sempre gostei de artesanato em geral, frequentava todas  as feiras de são paulo, sempre gostei  e respeitei o trabalho do artesão ou artista plástico. 
Um dia vi uma reportagem na revista faça e venda sobre uma técnica de estamparia com descoloração com uma artista plástica, Suzana Celidônio, liguei para ela, marquei uma aula, fiz, adorei e voltei e fiz mais uma de estamparia.

 Foi uma aula e uma professora maravilhosa, comecei a fazer peças para casa, colchas, toalhas, jogos. Dei de presente para todo mundo, não podia ter uma festa de aniversário que eu já pintava algo para a pessoa. Foi assim que eu aprendi a entender e personalizar o meu trabalho, tentava imaginar o que aquela pessoa realmente gostaria de receber ou que cor ela gostaria, comecei a observar as pessoas, detalhes que dessem dicas do que ela gostava, fui aprendendo com a experiência a ficar calada e deixar a pessoa falar, em algum momento ela vai falar algum detalhe ou desejo, para que você consiga imaginar que tipo de estampa e cor ficaria a seu gosto. Adorava pintar colchas, pois percebi que elas podiam ser uma acessório, as vezes eu entrava em um quarto todo "clean" e colocava uma peça minha bem colorida, minha colcha se tornava um acessório do quarto, uma peça necessária na decoração. Quando ia na casa das pessoas e encontrava uma casa decorada com muitos  objetos, tinha problemas, pois as vezes a cliente me pedia mais cor, e eu não conseguia imaginar mais estampa dentro de um quarto cheio de informações. Há alguns anos atrás a decoração tinha o conceito de quanto mais objetos no quarto melhor, tinha quarto que parecia poluição visual, mas fui aprendendo com revistas e livros como achar uma saída e o mais importante a agradar o gosto da cliente, mas isso a minha experiência em publicidade me ajudou muito, satisfazer o cliente. 
As fotos acima são alguns trabalho de colcha de solteiro, com temas abstratos e o fundo salmão, é o trabalho de descoloração em tecido, todos os meus trabalhos sempre foram feitos em tecido de algodão, aliás raro com a entrada do sintético no mercado, difícil de achar boas variedades espero contar outras experiências.

Nenhum comentário: