quarta-feira, 10 de agosto de 2011


PESQUISANDO SOBRE AVENTAL, COMO SURGIU E HISTÓRIAS LIGADO A ELE, DESCOBRI ESTE TEXTO, que faz uma referência  a utilização do avental na maçônaria. Curiosidade

O AVENTAL


O AVENTAL - Pode e deve ter uma leitura directa e uma leitura simbólica já que em maçonaria tudo tem um valor simbólico e não real.
O AVENTAL - Uma das vestimentas simbólicas mais importantes na Maçonaria, cuja origem data pelo menos do antigo Egipto. Distintivo indispensável do trabalho, é o único que dá ao maçom o direito de penetrar nos templos e de participar das reuniões, qualquer que seja o seu cargo na Loja. Todavia, nas reuniões de altos graus dispensa se o uso do Avental, porque simbolicamente, para os que os atingiram terminou essa espécie de trabalho. Sua forma e cores variam nos diversos graus e Ritos, porém o seu significado místico é idêntico em todos eles.
O AVENTAL - É o símbolo da vestimenta corpórea e da condição da alma (mais de sua permanente corporidade invísivel, que sobrevive à mente, do que do seu físico temporal). A alma fabrica o seu próprio corpo ou "avental" por meio de seus próprios desejos e pensamentos e segundo sejam estes puros ou impuros, assim será o corpo físico correspondentemente transparente e branco, ou denso e opaco.
O AVENTAL - Na maçonaria operativa servia para os operários se defenderem das impurezas do seu trabalho, e que os maçons deveriam trabalhar e jamais entregarem se a péssima ociosidade.

.......
Ritualmente, o Avental é a peça que caracteriza o Maçon, no seu grau, e qualidade, mas sobretudo o Avental é como que o retrato do avanço interior e espiritual do seu possuidor.
 este texto foi retirado da internet, escrito por:
loja maçônica mestre Afonso Domingues  02/11/2008




Nenhum comentário: